A Onda apresenta a vocês um projeto muito especial de incentivo ao impacto social positivo: a parceria com a cooperativa Mundo Mais Limpo.

A Onda Eco, mais do que uma marca, é um movimento, uma onda de pessoas que fazem o bem e se preocupam com o meio ambiente. Por isso, reconhecendo nossa oportunidade de atual lugar no mercado, decidimos nos colocar em um papel de porta-voz para dar mais visibilidade a projetos menores tão incríveis como a Onda. Porque acreditamos que, somente unidos, podemos verdadeiramente fazer a diferença que o mundo precisa.

Decidimos oferecer nosso site e Instagram como plataformas para a venda destes produtos, criados por projetos menores de comunidades mais vulneráveis, com a obrigatoriedade de preservar integralmente suas identidades, bem como o compartilhamento de suas histórias e objetivos.

Assim conhecemos a Cooperativa Mundo Mais Limpo, localizada em São Leopoldo no Rio Grande do Sul. É uma pequena sede formada somente por mulheres, que além de incentivar o empoderamento feminino, tem uma imensa preocupação com o meio ambiente. Aliás, foi por esse motivo que ela nasceu. O município sofreu com a contaminação de produtos químicos no esgoto e no Rio dos Sinos em 2015, o que ocasionou a morte de inúmeros peixes, bem como intoxicações de moradores.

Após as consequências devastadoras, um grupo de mulheres, que trabalhavam como voluntárias na cozinha de um colégio, decidiram se unir para dar vida a um projeto que pudesse contribuir com o meio ambiente e com a sociedade. Por não terem controle sob os químicos despejados pelas indústrias, resolveram engajar todos os moradores em um projeto mais acessível: dar uma nova destinação ao óleo de cozinha usado, transformando-o em sabão. As orientações são para reunir uma certa quantidade de óleo que foi usado e levá-lo até a sede da cooperativa.

O descarte incorreto do óleo pode causar inúmeros danos ao meio ambiente. No esgoto, com o passar do tempo, vira gordura sólida e entope as tubulações. No solo, pode infiltrar e contaminar ou deixar os lençóis freáticos impermeáveis, aumentando o risco de enchentes. Na água, não se mistura e fica na superfície, dificultando a entrada de oxigênio e luz solar e prejudicando os ecossistemas marinhos. Você sabia que 1 litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água? Por fim, exposto ao sol, se decompõe e libera o gás metano na atmosfera. Esse gás é 21 vezes mais poluente que o gás carbônico e contribui em larga escala para o aquecimento global.

A onda é fazer ecologia, vendendo apenas produtos ecológicos que não serão prejudiciais ao meio ambiente e à saúde; é fazer economia, evitando a produção de mais embalagens e produtos e dando espaço para os que já existem; e por fim, é fazer eco, ecoando ideias do bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FECHAR
Comprar
Converse com a gente no WhatsApp