GREENWASHING: O QUE É, COMO IDENTIFICAR, EXEMPLOS E MAIS!
Lavagem verde — essa é a tradução literal do termo em inglês greenwashing, que se refere a ações que parecem amigáveis ao meio ambiente, mas na verdade apenas vestem essa roupagem de sustentáveis.
O que é greenwashing na prática? “Greenwashing é quando uma empresa diz que é ambientalmente correta ou ecologicamente responsável por meio de um produto ou projeto, mas é mentira. Ou ainda não existem provas ou auditorias para tal afirmação”, explica Marcus Nakagawa, professor da ESPM e especialista em sustentabilidade.
Nakagawa lembra que, assim como acontece com empresas, é fundamental que haja transparência na esfera pública. “Os planos, metas e atividades precisam ser comprovados, auditados e monitorados por organizações e sociedade civil. Os governos são representações da sociedade e têm um poder muito grande de decidir o futuro dos países e do planeta e o quanto interferimos nos ecossistemas e nos seus fluxos”, explica. Para empresas, a tendência sobre sustentabilidade se mostra promissora.
Uma pesquisa feita pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) com grandes empresas do Estado de São Paulo revelou que em 95% das agendas das organizações ouvidas o tema ESG [Governança ambiental, social e corporativa] é uma prioridade.
Para o especialista, não há mais como fugir do tema da sustentabilidade. “O debate com base em ciência faz parte da nossa jornada civilizatória. E a busca pela melhor qualidade de vida para todos os seres é urgente, sem deixar ninguém para trás”, diz.
Ver artigo completo em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/12/04/o-que-e-greenwashing.htm